Encerramento 2012

Estamos encerrando as atividades da escolinha neste ano de 2012, fazendo a entrega de medalhas para todos os atletas. Agradecemos aos pais de nossos alunos que acreditaram no nosso trabalho e desejamos a todos um feliz natal e um ano novo cheio de paz, saúde e prosperidade. Neto Romão e Jane-Mery.
Fotos do encerramento da escolinha 12/12/12

sexta-feira, 14 de março de 2008

EXERCÍCIOS ASSIM, FAZ BEM.....

Vendo a necessidade de exercícios físicos entre os pais acompanhantes dos nossos alunos, resolvemos dedicar este espaço, para podermos orientar, dar algumas dicas e informações, sobre a forma correta de se praticar determinados exercícios, para que estes possam lhes trazer os inúmeros benefícios advindos da prática esportiva.

Saiba quais os benefícios adquiridos com a prática da caminhada

A caminhada é uma atividade física aeróbica, considerada como um esforço físico seguro, haja vista que os riscos de lesões cardiovasculares e ortopédicos são grandemente reduzido quando observados e respeitados os padrões mínimos de segurança no momento de sua prática (Lima, 2000).
Segundo ACSM (1986 apud BÜCHLER e MENEGHELO 2005), são necessário três a seis meses de exercícios, para que o condicionamento físico seja atingido, ou seja, são necessarios de três a seis meses para que os benefícios fisiológicos e anatônicos sejam alcançados com a prática da caminhada.
Vejam alguns benefícios adquiridos com a prática regular da caminhada:
  • Aumenta a capacidade funcional
  • Aumenta o fluxo coronariano;
  • Ajuda a controlar os fatores de risco;
  • Aumento da tolerância ao esforço;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Diminuição da pressão arterial sistólica, ou seja, diminuição da hipertensão;
  • Aumento da fração HDL, ou seja, aumento do colesterol bom;
  • Diminuição dos triglicerídios;
  • Aumento da tolerância à glicose, ou seja, controle da diabete;
  • Melhora da motivação para perda de peso;
  • Diminuição da ansiedade e da depressão.

Diante dos inumeros benefícios adquiridos com a prática regular da caminhada, nós que fazermos a escolinha UNIVAP, esperamos que os pais no momento ocioso em que esperam seus filhos, possam aproveitar e cuitivar o hábito da caminhada, podendo assim desfrutar das vantagens proporcionadas pelo exercício aeróbico.

Cuidados com a Prática da Caminhada

Segundo Lima (2000), atualmente a ciência acredita que um programa bem sucedido de caminhada, se não garantir mais anos à vida, com certeza oferecerá a ela um melhor padrão de qualidade. A utilização das caminhadas como meio de desenvolver uma Valência física e principalmente melhorar a função cardiopulmonar deve ser vista, entendida e praticada não por meios empíricos, como se observa em nosso cotidiano, mas sim, de modo sistemático e inteligente, para isso, faz-se necessário, às bases sustentadoras da melhor maneira de realizar a caminhada tomando alguns cuidados com relação, ao local da caminhada, quanto horário, à vestimenta, o calçado adequado, o comprimento das passadas, quanto à intensidade do esforço, o volume e a freqüência da caminhada.
Os locais mais seguros são os que oferecem pouco risco de trânsito como: os parques, praças, bosques, e pista de atletismo. Os terrenos irregulares, interferem no desempenho e no ritmo da marcha, aumentando o esforço com conseqüente antecipação da fadiga ou cansaço e, aumentando o risco de lesões do aparelho ortopédicos.
A caminhada pode ser realizada em qualquer hora do dia ou da noite de acordo com a disponibilidade de tempo do praticante, porém, alguns cuidados devem ser tomados, como também devem ser evitados os horários de altas temperaturas, para que não haja desidratação. A caminhada realizada sempre no mesmo horário facilitará ao organismo uma maior e melhor adaptação ao esforço, havendo assim uma melhor resposta biopositiva (LIMA, 2000). Caminhar logo ao despertar é muito oportuno, no entanto, é prudente iniciar o esforço matinal de modo suave e progressivo, proporcionando desta forma, tempo suficiente para o organismo e o sistema muscular adaptarem-se às solicitações do esforço sem causar sofrimento.

o uso de roupas apropriadas proporcionará maior comodidade e rendimento ao executante da caminhada. No verão devem ser utilizadas roupas leves e que proporcionem boa ventilação. O boné ou chapéu, e óculos escuros proporcionam conforto contra o sol, é importante também usar filtro solar em toda a região corporal exposta ao sol, isso evitará, doenças dermatológicas, sendo a mais grave o câncer de pele (LIMA, 2000). Não use roupas escuras, dê preferência às de cor clara e folgadas, não use muitas roupas, evite os tecidos sintéticos ou impermeáveis, use preferencialmente calção e regata (GOMES, 2001).

De acordo com Lima (2000), a escolha de um calçado apropriado é de suma importância no desempenho do programa da caminhada e, especialmente, como proteção ao sistema ortopédico. Aconselha-se tênis de boa qualidade e confortável, com o solado do calcanhar um pouco elevado, os cadarços devem ser de algodão, não podem ser compridos e jamais amarrá-los em torno do tornozelo.

Tanto o aumento como a diminuição dos passos em relação ao seu comprimento natural, vão acrescentar o dispêndio de oxigênio e, conseqüentemente, o gasto calórico. Portanto, se o objetivo a ser atingido é um maior gasto calórico, como nas caminhadas que auxiliam as dietas para emagrecimento, sugere-se que o praticante modifique o ritmo de suas passadas naturais no sentido de caminhar com passos mais largos do que costumeiramente realiza. Se por algum motivo ele não conseguir se adaptar aos passos maiores, pode passar a caminhar com passos mais curtos que o normal. Ambas as técnicas consumirão mais calorias (LIMA, 2000).

O nível de intensidade de um esforço é regulada pela velocidade ou força imposta na execução do mesmo. Em relação da caminhada, quanto maior a velocidade das passadas e a inclinação do terreno, maior será a intensidade do esforço (LIMA, 2000). A medida mais prática para mensurar a intensidade de um esforço físico é calcular a freqüência cardíaca máxima(GOMES, 2001).
Para os portadores de hipertensão arterial, é recomendado que realizem suas atividades aeróbicas, no caso a caminhada entre 55 e 65% da sua freqüência máxima (GOMES, 2001).

Basicamente qualquer tipo de atividade física obedece ao princípio da progressividade, ou seja, sempre começar com exercícios mais moderados e paulatinamente chegar a atingir exercícios mais extenuantes. Como qualquer prática física a caminhada não poderia fugir a essa regra.
Antes de iniciar a caminhada e após seu término deve-se fazer um trabalho de aquecimento e alongamento. Em relação ao aquecimento no caso da caminhada, é realizado com o próprio caminhar, durante os cinco minutos iniciais, caminha-se de forma leve e só depois progressivamente vai acelerando, mas sempre respeitando seus limites. No caso do trabalho de alongamento dos músculos para a caminhada é recomendado que seja realizado em torno de quatro minutos alongamento da musculatura do pé (da sola e os de cima), da perna, da coxa e inclusive alguns do tronco (GOMES, 2001).
De acordo com as necessidades, interesses e capacidades funcionais de cada um, a caminhada pode ser praticada numa freqüência de três a cinco dias por semanais(GOMES, 2001).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

IV COPA UNIVAP DE FUTEBOL

PERÍODO: 7 a 16 de março de 2008
LOCAL: ESTÁDIO ANTONIO LOPES FILHO
REALIZAÇÃO: APODI ESPORTE CLUB
CATEGORIAS: MIRIM, INFANTIL E JUVENIL.


Resultados:


Categoria mirim - Potiguar(Mossoró) 5 x 0 Israel(Mossoró)

Categoria infantil - Adecaf(Felipe Guerra) 0 x 0 Apodi- com decisão nos penaltis, Adecaf 8 x 7 Apodi.
Categoria juvenil - Israel 0 x 0 Adecaf - com decisão nos penaltis,
Israel 5 x 4 Adecaf.






sábado, 9 de fevereiro de 2008

ÍNICIO DOS TREINOS DA ESCOLINHA UNIVAP

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES:

-Exame: Peso e Altura – no inicio e final do ano, aulas recreativas, treino técnico e tático, treino de futsal, palestras, jogos, amistosos e torneios;
-Se o aluno tirar dez notas dez nas disciplinas de português, matemática, história, geografia, ciência e inglês, durante o ano letivo, ganharão uma medalha e outra por aprovação;
-No inicio do 3º bimestre, iremos realizar um torneio de futsal, onde só poderá participar o aluno que em sua escola tiver notas acima da média;
-Estaremos sempre em contato com as professoras das escolas, onde nossos atletas estudam para saber como anda o seu rendimento escolar e a sua disciplina;
-Faremos sorteio de um kit futebol (camisa, short, meiões e chuteira), entre os alunos que durante o ano de 2009, faltarem menos nos treinos.

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO NA ESCOLINHA:
-Nome completo, data de nascimento, endereço (Rua, Nº, bairro e cidade), nome do pai e da mãe, escola onde estuda, série, turma, turno, telefone (fixo) ou celular, uma foto 3x4 e uma taxa de inscrição de R$ 10,00 (Dez Reais), somente os pais poderão fazer a inscrição;
-Taxa mensal: R$ 15,00 (Quinze Reais);
-Inicio dos treinos: 02 de março de 2009 (2ª Feira vespertino) e 04 de março de 2009(4ª matutino);
-Material que precisa: Camisa, short, meiões, caneleira, chuteira e garrafa pequena para água. (optativo).

Horários de Treinos:

  • 4ª feira e sábado - 08 ás 09h - Pré-mirim e mirim - Estádio
  • 2ª e 4ª Feira - 16 ás 17 h - Pré-mirim e mirim - Estádio
  • 2ª e 4ª Feira - 17 ás 18 h. - Dente leite e Fraldinha - Estádio
  • SÁBADO - 15 ás 17 h. - Fraldinha, pré-mirim e mirim - Ginásio


RESPONSÁVEIS: Professores de Educação Física Francisco Neto de Lima e Jane-mery Nunes da Costa Lima.

APOIO: DIRETORIA DA FUNDEVAP E DEPARTAMENTO DE ESPORTES